v. 16 n. 3 (2020): A LINGUAGEM NAS PRÁTICAS SOCIAIS: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

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A contemporaneidade demonstra o poder constitutivo da linguagem nas práticas sociais — sejam elas materiais ou simbólicas. Nesse sentido, cresce o interesse por Teorias da Linguagem em uso. Tais teorias constituem-se como ferramentas fundamentais para se delimitar o papel da linguagem nas práticas sociais e como objeto de ensino, de aprendizagem e de investigação. Considerando o avanço desses estudos nas diferentes áreas e subáreas das Ciências da Linguagem, este dossiê tem como propósito reunir trabalhos inéditos e inovadores, que evidenciem a língua – materna e adicionais - enquanto um exercício da linguagem em diferentes práticas sociais. Esse exercício pode ser expresso em textos/discursos entendidos como articuladores de projetos, propostas pedagógicas e sequências didáticas voltadas ao ensino das línguas (maternas e adicionais) e das literaturas, bem como aqueles que problematizam a formação de professores. Nesse contexto, serão aceitos estudos: a) centrados em práticas de ensino de leitura e de escrita, de letramentos e multiletramentos,  educação nas diferenças, nos contextos de in/exclusão e na escolarização; b) que tragam contribuições e reflexões críticas relacionadas à implantação da BNCC em diferentes espaços escolares; c) que discutam as problemáticas da formação docente na perspectiva das Teorias da Linguagem.
Publicado: 12-04-2021

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Dossiê Temático

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