A docência e as ordens institucionais que a afetam: a constituição de uma dêixis discursiva
Palavras-chave:
Dêixis discursiva, Cospo-si, Atividade docente, Instituições de EnsinoResumo
Discutimos a articulação entre os postulados ergológicos e discursivos, como percurso possível para a compreensão da avaliação que docentes fazem de sua condição de trabalhadoras e trabalhadores em instituições de ensino. Os conceitos de prática e dêixis discursivas, atividade e corpo-si são mobilizados para interpretar os dados reunidos em entrevistas com docentes selecionadas e selecionados para a pesquisa por meio de parâmetros como idade, formação, tempo e nível de atuação profissional. Os dados foram analisados considerando-se o reconhecimento que as e os docentes demonstram sobre a abrangência do trabalho nas instituições de ensino. Inicialmente, discutimos três coordenadas dêiticas constituídas pela enunci(ação) das e dos docentes: as categorias de centralidade, flexibilidade e autonomia. Discutimos em que medida essas coordenadas apontam para um contexto de trabalho saudável, que favorece a criação de novas formas de trabalho, ou um contexto opressor, que exige do professor respostas para um cenário de carências no trabalho.Downloads
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