A docência e as ordens institucionais que a afetam: a constituição de uma dêixis discursiva

Autores

  • Fátima Cristina da Costa Pessoa Universidade Federal do Pará
  • Maríllia Dias Costa
  • Sâmela de Sousa Vidal Soares PIBIC/UFPA

Palavras-chave:

Dêixis discursiva, Cospo-si, Atividade docente, Instituições de Ensino

Resumo

Discutimos a articulação entre os postulados ergológicos e discursivos, como percurso possível para a compreensão da avaliação que docentes fazem de sua condição de trabalhadoras e trabalhadores em instituições de ensino. Os conceitos de prática e dêixis discursivas, atividade e corpo-si são mobilizados para interpretar os dados reunidos em entrevistas com docentes selecionadas e selecionados para a pesquisa por meio de parâmetros como idade, formação, tempo e nível de atuação profissional. Os dados foram analisados considerando-se o reconhecimento que as e os docentes demonstram sobre a abrangência do trabalho nas instituições de ensino. Inicialmente, discutimos três coordenadas dêiticas constituídas pela enunci(ação) das e dos docentes: as categorias de centralidade, flexibilidade e autonomia. Discutimos em que medida essas coordenadas apontam para um contexto de trabalho saudável, que favorece a criação de novas formas de trabalho, ou um contexto opressor, que exige do professor respostas para um cenário de carências no trabalho.

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Biografia do Autor

Fátima Cristina da Costa Pessoa, Universidade Federal do Pará

Docente do programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará

Maríllia Dias Costa

Graduada em Letras Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará. Bolsista PIBIC/UFPA nos anos de 2015 a 2018.

Sâmela de Sousa Vidal Soares, PIBIC/UFPA

Graduanda do curso de Letras Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará, bolsista PIBIC/UFPA no período de 2018-2019.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

Pessoa, F. C. da C., Costa, M. D., & Soares, S. de S. V. (2019). A docência e as ordens institucionais que a afetam: a constituição de uma dêixis discursiva. Revista Desenredo, 15(3). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/9715