Repensando a relação entre quadro cênico e cenografia: contribuição para o debate sobre racismo na publicidade
A CONTRIBUTION TO THE DEBATE ON RACISM IN ADVERTISING
Palavras-chave:
Gênero, Cenografia, Racismo, PublicidadeResumo
Considerando a intensificação da expressão da intolerância social na contemporaneidade, propomos, com base em dispositivos do método da cartografia, mapear a produção de imagens discursivas do outro, explicitando a pretensa neutralização ou desqualificação da diversidade. Para tanto, recuperamos a reflexão de Rancière, segundo o qual o ódio à democracia se sustentaria na intolerância à pretensa “inflação” de direitos individuais. Como quadro teórico, partimos de uma concepção polifônica da linguagem e da abordagem do discurso como prática de intervenção sobre o real para interrogar os modos de constituição do sentido para além do plano do dito. Como corpus, recorremos ao texto de uma campanha publicitária de refrigerante cujos pressupostos permitem identificar o silenciamento do debate em torno do racismo, explicitando os embates como remetendo às dimensões geracional, estética e de preferências pessoais. A pesquisa permitiu articular produtivamente os estudos do discurso e as reflexões contemporâneas acerca do racismo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.