Situações de leitura da literatura digital na primeira infância: características da leitura independente, entre pares e compartilhada com os pais

Autores

Palavras-chave:

Leitura literária digital, Situações de leitura, Compartilhamento de leitura, Leitura independente, Literatura infantil digital

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar comparativamente a leitura de aplicativos literários na primeira infância nas situações de leitura independente, entre pares e compartilhada com os pais. Os dados provêm de dois estudos qualitativos que investigaram a resposta infantil na leitura digital. O primeiro estudo observou seis famílias de crianças de 4 anos residentes na Inglaterra, durante a prática de leitura compartilhada dos aplicativos Little Red Riding Hood (2013) e The Monster at the End of This Book (2011). O segundo estudo observou duas famílias com crianças de 3 a 7 anos no Brasil, lendo Petting Zoo (2013) e Chomp (2016), durante práticas de leitura individual e de leitura entre pares/irmãos. Quatro aspectos foram analisados: a linearidade da leitura, a exploração das funções interativas, a incidência de frustração e os padrões de comunicação verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Frederico, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Pós-doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Teoria Literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bolsa de doutorado pleno Capes/Cambridge Trust (99999.000067/2014-08), bolsa de pós-doutorado do Plano Nacional de Pós-Doutorado da Capes (88882.315381/2019-01). dr.aline.frederico@gmail.com.

Roberta Gerling Moro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsa de mestrado do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Capes (1596104/2016-03) e bolsa de doutorado do Programa de Excelência Acadêmica da Capes (1812752-12/2018). robmoro@gmail.com

Downloads

Publicado

14-06-2019

Como Citar

Frederico, A., & Gerling Moro, R. (2019). Situações de leitura da literatura digital na primeira infância: características da leitura independente, entre pares e compartilhada com os pais. Revista Desenredo, 15(2). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/9249