Que literatura para a escola? Que escola para a literatura?

Autores

  • Regina Zilberman

Palavras-chave:

Leitura. Ensino de literatura. Escola.

Resumo

O artigo discute o ensino de literatura da Grécia Antiga e nos dias de hoje, destacando as concepções que se encontravam na base do ensino. Mostra que herdamos o processo de aprendizagem da Antiguidade, sobretudo dos gregos e romanos. Com relação ao ensino de literatura, havendo a necessidade de dominar o código verbal, estabeleceu-se como padrão de uso sua aplicação pelos poetas e criadores literários, que se tornaram modelos e ajudaram a configurar o cânone. Além disso, o ensino da literatura, ou da poesia, integrou-se ao preceito que por muito tempo regeu a educação de modo geral, a saber, o de transmitir regras e princípios a serem absorvidos pelos futuros cidadãos. Essa circunstância não impediu, porém, de se formarem bons leitores e admiradores da literatura, conforme sugerem os depoimentos de escritores brasileiros atuantes durante o modernismo. Essa tradição, entretanto, experimentou mudanças a partir da década de 1970. Atualmente a escola parece prescindir da literatura. Para que esta justifique sua presença no ensino e em sala de aula, cabe esclarecer o que pode representar para seus consumidores, assumindo perfil pragmático e profissionalizante. Se antes - conforme o modelo originário da Grécia que institucionalizava o canônico e que ainda vigora nos estudos literários – a literatura ficava no fim ou de fora, agora ela não está em parte alguma.

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Publicado

12-04-2010

Como Citar

Zilberman, R. (2010). Que literatura para a escola? Que escola para a literatura?. Revista Desenredo, 5(1). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/924

Edição

Seção

Artigos