A linguagem e a experiência humana em serviço de teleatendimento

Autores

Palavras-chave:

Enunciação. Subjetividade. Intersubjetividade. Temporalidade. Serviços eletrônicos.

Resumo

Este texto, apresentado e discutido durante a realização do II Colóquio de leituras em Émile Benveniste, propôs-se a refletir sobre uma experiência, muitas vezes frustrante, de usuários de serviços eletrônicos de teleatendimento. A reflexão toma por base alguns textos do linguista sírio, em especial, o artigo A linguagem e a experiência humana, publicado em Problemas de Linguística Geral II (1989), para analisar a dificuldade de um locutor, que origina uma ligação telefônica a uma central de serviços, encontrar um outro (tu real) com quem possa construir uma relação intersubjetiva, condição do discurso, em razão da substituição de funcionários por gravações automáticas de vozes.

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Biografia do Autor

Patricia da Silva Valerio, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Linguística Aplicada pela Unisinos, mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo e graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo. É professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da UPF e desenvolve estudos na linha de “Constituição e interpretação do texto e do discurso”. E-mail: patriciav@upf.br.

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Publicado

07-12-2018

Como Citar

Valerio, P. da S. (2018). A linguagem e a experiência humana em serviço de teleatendimento. Revista Desenredo, 14(3), 480-489. Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/8561