Avaliação de textos acadêmicos escritos: uma perspectiva enunciativa

Autores

  • Carolina Knack Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Giovane Fernandes Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Avaliação. Enunciação. Escrita acadêmica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo propor uma perspectiva enunciativa de avaliação de textos acadêmicos escritos em contexto de ensino-aprendizagem de língua materna na Universidade. Em um primeiro momento, valendo-se de pressupostos da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, apresenta: a) uma concepção de avaliação como ato de enunciação; b) o funcionamento enunciativo das instâncias de avaliação professor-aluno, aluno-aluno e autoavaliação; c) princípios teórico-metodológicos para a avaliação que consideram a cultura, a intersubjetividade, a situação criadora de referência, os instrumentos linguísticos de realização da enunciação e os planos global e analítico de análise enunciativa do texto. Em um segundo momento, desloca esses elementos para a composição de uma grade de avaliação do texto acadêmico escrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Knack, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora Adjunta do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Doutora e Mestra em Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Estudos Linguísticos do Texto (UFRGS). Graduada em Licenciatura em Letras (UFRGS).

Giovane Fernandes Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando em Estudos da Linguagem, na linha de pesquisa Análises Textuais, Discursivas e Enunciativas, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Licenciatura em Letras (UFRGS).

Downloads

Publicado

15-12-2017

Como Citar

Knack, C., & Oliveira, G. F. (2017). Avaliação de textos acadêmicos escritos: uma perspectiva enunciativa. Revista Desenredo, 13(3). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7407

Edição

Seção

Artigos