O polêmico espaço da argumentação inscrito no filme “Entre os muros da escola”

Autores

  • Jonathan Raphael Bertassi da Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Soraya Maria Romano Pacífico Universidade de São Paulo (USP)
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Universidade de São Paulo (USP)
  • Maria Beatriz Ribeiro Prandi Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Discurso. Autoria. Argumentação. Imaginário. Cinema.

Resumo

Neste trabalho, buscamos compreender o imaginário sobre argumentação e autoria na instituição escolar conforme inscrito em efeitos de sentido no filme Entre os Muros da Escola (2008), de Laurent Cantet, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) francesa, de matriz pecheutiana. Através dos conceitos específicos da AD para a análise dos processos discursivos verbais e não verbais de acordo com suas respectivas materialidades significantes, mas sobretudo dos conceitos de argumentação e autoria também conforme tratados especificamente pelo arcabouço teórico da AD, mobilizamos recortes do filme que evidenciem a escola como um aparelho ideológico de Estado calcado num discurso autoritário, mas também, um espaço no qual pode irromper o novo, a ruptura com o já-lá, o acontecimento discursivo, enfim, a abertura para o discurso polêmico tal qual descrito por Orlandi (2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Raphael Bertassi da Silva, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Ciências da Informação e da Documentação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Possui mestrado e doutorado em Psicologia pela FFCLRP/USP. Atua principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso; discurso não-verbal.

Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação São Luís (1986); mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (1996); doutorado em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, (2002) e pós-doutorado pela Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho/UNESP (2013). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com pesquisas fundamentadas na Análise do Discurso pecheutiana, principalmente nos seguintes temas: autoria, argumentação, leitura e escrita.

Lucília Maria Abrahão e Sousa, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Letras (1988) pelo Centro Universitário Barão de Mauá de Ribeirão Preto e doutorado direto (2002) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Livre Docência (2009) em Ciência da Informação pela mesma instituição. Desde janeiro de 2003, é docente (MS3) com dedicação exclusiva da Universidade de São Paulo, onde dá aulas e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de supervisionar pós-doutorados. É parecerista ad hoc do CNPQ e FAPESP; membro de ABRALIN, da ALED, GEL, BRASA, AILP e do GT de Análise do Discurso da ANPOLL. É especialista em Análise do Discurso, atuando principalmente na investigação de materialidades discursivas ligadas aos seguintes temas: mídia, questão agrária, textualidade digital, leitura, subjetividade e discurso. Publicou livros, além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros. Coordena o Grupo de Pesquisa ?Discurso e memória: movimentos do sujeito?, cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ. É membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.

Maria Beatriz Ribeiro Prandi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Processos Culturais e Subjetivação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP (USP). Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação pelo Instituto de Artes da Universidade de Campinas (UNICAMP) e Bacharela em Biblioteconomia, Ciências da Informação e da Documentação pela FFCLRP (USP). Atualmente é pesquisadora do Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos (E-L@DIS) na FFCLRP (USP).

Downloads

Publicado

30-05-2018

Como Citar

Silva, J. R. B. da, Pacífico, S. M. R., Sousa, L. M. A. e, & Prandi, M. B. R. (2018). O polêmico espaço da argumentação inscrito no filme “Entre os muros da escola”. Revista Desenredo, 14(1). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7401

Edição

Seção

Artigos