Sons nas nuvens: sobre o lugar do fônico no Curso de Linguística Geral

Autores

  • Alena Ciulla Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiza Milano Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Fônico. Curso de Linguística Geral. Ferdinand de Saussure.

Resumo

Neste artigo, partimos de uma leitura do Curso de Linguística Geral, com o apoio de uma ferramenta automática. Através de uma perspectiva computacional, nossa proposta é a de simular uma leitura isenta, na medida do possível, dessa importante obra, cujas interpretações, na maior parte das vezes, são vinculadas a tradições já estabelecidas pelos estudos clássicos. Contudo, esse exercício de objetividade - ou de afastamento das leituras canônicas - permite-nos apenas formular hipóteses sobre alguns aspectos da interpretação do texto. É preciso sempre voltar ao texto e ao nosso papel de leitores da obra, investigando a fundo cada uma dessas hipóteses. Conforme os resultados em nuvens que a ferramenta proporciona, os termos mais relevantes do CLG são relacionados a um tema minimizado pela maior parte dos estudos saussurianos: o sistema fônico das línguas. Nosso intuito, então, foi o de estabelecer uma conexão entre esse resultado, que aponta para uma grande importância do fônico nas línguas, e o que se pode depreender da obra do mestre genebrino.

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Biografia do Autor

Alena Ciulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Universidade.

Luiza Milano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e orientadora do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma Universidade.

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Publicado

15-12-2017

Como Citar

Ciulla, A., & Milano, L. (2017). Sons nas nuvens: sobre o lugar do fônico no Curso de Linguística Geral. Revista Desenredo, 13(3). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7392

Edição

Seção

Artigos