Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação-argumentativa do ENEM sob perspectiva interacionista
Palavras-chave:
linguagem, ensino, português.Resumo
O estudo apresenta reflexões e possibilidades relacionadas ao módulo de reconhecimento do gênero textual na modelização didática do objeto de ensino dissertação-argumentativa no Ensino Médio sob os moldes do gênero apreciados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para tanto, apresenta revisão de literatura que explicita a presentificação do objeto de ensino, correspondente a este módulo de reconhecimento. O percurso epistemológico compreende a concepção interacionista de desenvolvimento humano mediado e observado pela linguagem, a partir dos postulados de Vygotsky e Bakhtin, do interacionismo sócio-discursivo no que tange à transposição didática e a documentos orientadores, como a Matriz de Referência da Redação do Enem e a Cartilha do Participante. Como resultado, apresenta-se proposta metodológica produtiva para professores e estudantes do Ensino Médio sobre o gênero textual dissertativo-argumentativo do ENEM.Downloads
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