O passeio de Rosinha: articulando saberes sociais e biológicos na infância por meio da literatura

Autores

  • Tatiana Pereira da Silva Universidade de São Paulo
  • Paula Teixeira Araujo Universidade de São Paulo
  • Luís Paulo de Carvalho Piassi Universidade de São Paulo
  • Emerson Izidoro dos Santos Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

literatura infantil, conhecimento sociocientífico, polivalência

Resumo

Nesse artigo buscamos discutir a possibilidade de abordagem de temas sociais de forma articulada com saberes biológicos na escola da infância usando como recurso o livro de literatura infantil. A escolha por esse tipo de publicação deve-se ao fato dela ser amplamente empregada no ensino dirigido a esse público. Apresentamos um panorama histórico da produção dessa modalidade de literatura e em seguida exemplificamos nossa proposta a partir da análise, com base em elementos da semiótica greimasiana, de uma obra específica de literatura infantil levantando, a partir desta, diferentes temáticas sociais que podem ser abordadas no contexto de sala de aula e que tem relação com o dia a dia das crianças. Nossas análises demonstraram ambivalências entre as representações dos animais e as temáticas científicas, mas também em relação ao livro infantil enquanto objeto educacional. Por fim, concluímos que a articulação de diferentes campos de saberes no desenvolvimento de uma atividade contribui para uma educação menos compartimentalizada e para a construção de um conhecimento mais articulado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Pereira da Silva, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Paula Teixeira Araujo, Universidade de São Paulo

Mestra em Filosofia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Luís Paulo de Carvalho Piassi, Universidade de São Paulo

Professor Doutor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP

Emerson Izidoro dos Santos, Universidade Federal de São Paulo

Professor Doutor da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP

Downloads

Publicado

30-05-2018

Como Citar

Silva, T. P. da, Araujo, P. T., Piassi, L. P. de C., & dos Santos, E. I. (2018). O passeio de Rosinha: articulando saberes sociais e biológicos na infância por meio da literatura. Revista Desenredo, 14(1). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7285

Edição

Seção

Artigos