Marcas intertextuais na canção Velha roupa colorida, de Belchior

Autores

  • Antonia Sergiana Tavares de Oliveira Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Maria Margarete Fernandes de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Francisco de Freitas Leite Universidade Regional do Cariri - URCA

Palavras-chave:

Intertextualidade. Construção de sentidos. Canção. Belchior.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as marcas intertextuais na canção Velha roupa colorida, de Belchior, e demonstrar como essa intertextualidade se manifesta através das relações de copresença e como o reconhecimento dessas ocorrências intertextuais contribui para a construção de sentidos do texto por parte do leitor/ouvinte. A abordagem teórica é fundamentada na proposta de Genette (2010), Piègay-Gros (2010) e Cavalcante e Brito (2011) e apoia-se também na perspectiva de Koch; Bentes e Cavalcante (2012), Koch (2014) e Costa (2012). A intertextualidade se faz presente na maioria das composições musicais de Belchior, chegando a ser uma das características de sua obra; no entanto, dado o escopo deste artigo, a análise foca apenas uma canção que atende satisfatoriamente ao propósito deste trabalho. A conclusão destaca que as ocorrências intertextuais, como citações, referências e alusão, contribuem sobremaneira para a construção do sentido do texto da canção em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Sergiana Tavares de Oliveira, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Portugal (2014), especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (2011), especialização em Literatura Brasileira (2001) e graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (1999). Atualmente é professora assistente V da Universidade Regional do Cariri. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa e Letramento Literário.

Maria Margarete Fernandes de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), em Pedagogia pela Universidade de Fortaleza (1989), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998) e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). É professora Associado, nível II, da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gêneros: Estudos Teóricos e Metodológicos - GETEME/UFC. Desenvolve pesquisas na área de Linguística de Texto, atuando principalmente em análise de gêneros, gêneros promocionais e referenciação. É membro do GT da ANPOL de Linguística de Texto e Análise da Conversação. Tem publicações em análise de gêneros, com ênfase nos gêneros publicitários e nas estratégias de construção dos sentidos do texto (referenciação, intertextualidade, multimodalidade).

Francisco de Freitas Leite, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em Linguística (PROLING/UFPB - 2014), mestre em Linguística (PROLING/UFPB - 2009), especialista em Ensino de Língua Portuguesa (URCA - 1999) e graduado em Letras (URCA - 1998). Concluiu estágio pós-doutoral junto ao PPGL-UFC (2015) na linha de pesquisa de Linguística Aplicada. Atualmente é professor adjunto J da Universidade Regional do Cariri-URCA, coordenador operacional do DINTER em Linguística (UFC/URCA), pesquisador do Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária - NETLLI, pesquisador do Grupo de Pesquisas em Estudos Clássicos e Linguísticos - GREC, editor-geral da Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli (Qualis/Capes B2) e editor-adjunto da Macabéa - Revista Eletrônica do Netlli (Qualis/Capes B2). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Língua Portuguesa e Língua Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística histórica, história da língua portuguesa, poesia brasileira e teoria/análise dialógica do discurso.

Downloads

Publicado

15-12-2017

Como Citar

Tavares de Oliveira, A. S., Fernandes de Sousa, M. M., & de Freitas Leite, F. (2017). Marcas intertextuais na canção Velha roupa colorida, de Belchior. Revista Desenredo, 13(3). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7272

Edição

Seção

Artigos