Livros Didáticos Conseguem Promover a Eficiência do Processamento na Compreensão Leitora?

Autores

  • Lêda Maria Braga Tomitch Universidade Federal de Santa Catarina
  • Leonilda Procailo UNICENTRO-Universidade Estadual do centro-oeste
  • Priscila Fabiane Farias Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino de leitura. Processamento de leitura. Processamento eficiente. Cognição.

Resumo

Objetivando investigar se as atividades de leitura propostas no livro didático Way to Go! promovem eficiência no processamento, utilizamos os construtos teóricos propostos na obra de Gagné et al. (1993) e de Daneman e Carpenter (1980) como bases teóricas do presente estudo. Em nossa análise, verificamos que o material didático avaliado dá subsídios ao leitor para antecipação de dificuldades de vocabulário e sugerimos que essas atividades fomentam os subprocessos de decodificação e acesso lexical. A compreensão inferencial é promovida através da integração das informações através de atividades que promovem o engajamento do leitor na relação conhecimento prévio do tópico da leitura e conceitos envolvidos com informações textuais. Porém, orientações sobre o uso de estratégias e monitoramento da compreensão não são exploradas separadamente nas unidades analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lêda Maria Braga Tomitch, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e do PPG em Inglês da UFSC.

Leonilda Procailo, UNICENTRO-Universidade Estadual do centro-oeste

Professora de Língua Inglesa Unicentro-Univers. Estadual do Centro-oeste Doutoranda do PPG/UFSC- PPGI-inglês: Concentração estudos Linguísticos

Priscila Fabiane Farias, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do PPG/UFSC- PPGI-inglês: Concentração estudos Linguísticos

Downloads

Publicado

30-05-2018

Como Citar

Tomitch, L. M. B., Procailo, L., & Farias, P. F. (2018). Livros Didáticos Conseguem Promover a Eficiência do Processamento na Compreensão Leitora?. Revista Desenredo, 14(1). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7220

Edição

Seção

Artigos