Livros Didáticos Conseguem Promover a Eficiência do Processamento na Compreensão Leitora?
Palavras-chave:
Ensino de leitura. Processamento de leitura. Processamento eficiente. Cognição.Resumo
Objetivando investigar se as atividades de leitura propostas no livro didático Way to Go! promovem eficiência no processamento, utilizamos os construtos teóricos propostos na obra de Gagné et al. (1993) e de Daneman e Carpenter (1980) como bases teóricas do presente estudo. Em nossa análise, verificamos que o material didático avaliado dá subsídios ao leitor para antecipação de dificuldades de vocabulário e sugerimos que essas atividades fomentam os subprocessos de decodificação e acesso lexical. A compreensão inferencial é promovida através da integração das informações através de atividades que promovem o engajamento do leitor na relação conhecimento prévio do tópico da leitura e conceitos envolvidos com informações textuais. Porém, orientações sobre o uso de estratégias e monitoramento da compreensão não são exploradas separadamente nas unidades analisadas.Downloads
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