A argumentação na proposta de redação e nos textos dos alunos

Autores

  • Telisa Furlanetto Graeff
  • Graziela Minas Alberti

Palavras-chave:

Argumentação discursiva. Blocos semânticos. Proposta de redação. Redação escolar.

Resumo

O trabalho analisa as argumentações de proposta de redação, para cotejálas com as dos textos dos alunos. Assume-se a tese de Ducrot e Anscombre de que a argumentação está na língua, reforçada pela teoria dos blocos semânticos (Carel), que define argumentar como convocar blocos semânticos e apreendê-los em encadeamentos normativos ou transgressivos. Nessa direção, entende-se que o sentido argumentativo de uma entidade lingüística é o conjunto de encadeamentos que a ela pode ser associado de um modo externo ou interno. Com base nesse referencial teórico, leu-se a proposta, expressando-se as compreensões permitidas, por meio de encadeamentos argumentativos. Então, foi possível identificar redações que reproduzem argumentações da proposta e/ou que produzem novas. Conclui-se que a semântica argumentativa pode auxiliar no tratamento dessas questões de leitura e de redação.

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Publicado

27-10-2009

Como Citar

Graeff, T. F., & Alberti, G. M. (2009). A argumentação na proposta de redação e nos textos dos alunos. Revista Desenredo, 4(2). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/692

Edição

Seção

Artigos