Osman Lins na televisão

Autores

  • Ermelinda Maria Araújo Ferreira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Adriano Siqueira Ramalho Portela Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Osman Lins, Casos especiais da Rede Globo, Indústria Cultural, A ilha no espaço

Resumo

O escritor pernambucano Osman Lins (1924-1978), romancista, contista e dramaturgo, foi um acirrado defensor da palavra e um crítico ferrenho da indústria cultural. Nos anos 1970, entretanto, a convite da Rede Globo, produziu três roteiros para o programa “Caso Especial”, que foram adaptados e exibidos no horário nobre da emissora. Infelizmente, este foi um de seus últimos trabalhos, tendo o autor falecido vítima de um câncer, deixando para trás vários projetos inacabados, como o romance A cabeça levada em triunfo e o seu ingresso – como “sabotador”, segundo ele – no mercado do entretenimento “massificado” que crescia vertiginosamente no Brasil da ditadura militar. Neste artigo, comentamos sobre a incursão do autor no gênero policial, a partir da análise de um de seus textos escritos para a televisão: “Uma ilha no espaço”, publicado em 1978 pela Editora Summus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ermelinda Maria Araújo Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, líder do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose (NELI/CNPq), colaboradora do IEMo - Instituto de Estudos Modernistas da Universidade Nova de Lisboa. Autora, entre outros, de Cabeças compostas, a personagem feminina na narrativa de Osman Lins (São Paulo: Edusp, 2005) e organizadora, entre outros, de Vitral ao sol: ensaios sobre a obra de Osman Lins (Recife: Edusp, 2004), e Osman Lins 85 anos: a harmonia de imponderáveis (Recife: Edusp, 2007)

Adriano Siqueira Ramalho Portela, Universidade Federal de Pernambuco

Formado em Jornalismo, Cineasta, Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco com a dissertação "Escritas em Movimento: os "Casos especiais" de Osman Lins para a televisão", defendida em 2017.

Downloads

Publicado

15-12-2017

Como Citar

Ferreira, E. M. A., & Portela, A. S. R. (2017). Osman Lins na televisão. Revista Desenredo, 13(3). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6871

Edição

Seção

Artigos