Estilo, enunciação e ethos discursivo em metapoema de Ferreira Gullar

Autores

  • Helba Carvalho Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Ethos discursivo. Estilo. Enunciação. Ferreira Gullar

Resumo

A poesia metalinguística de Ferreira Gullar constrói uma sequência de argumentos que valida não só um estilo, mas um posicionamento crítico sobre a concepção de poesia, resultando em um ethos discursivo (segundo Maingueneau, 2008, 2011) de mestre, aqui chamado de professoral. Neste artigo, será analisado o metapoema “Muitas Vozes”, a fim de que se comprove, por meio de marcas estilísticas e discursivas, a maneira do poeta ver e de pensar a poesia. No poema, observa-se uma dimensão argumentativa, conforme observou Amossy (2005, 2006), bem como as características do texto argumentativo, segundo Fiorin (2015). A poesia metalinguística de Ferreira Gullar direciona o olhar do coenunciador para que possa refletir e perceber a poesia de uma certa maneira; o enunciador apresenta seu ponto de vista fazendo uso dos recursos da língua, como a metáfora, a comparação, a ironia, a definição etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helba Carvalho, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na FFLCH da Universidade de São Paulo (2016), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2002), graduação e licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (1998 e 1999, respectivamente), graduação em Comunicação Social (Propaganda e Marketing) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1996). Foi coordenadora adjunta e coordenadora do Curso de Letras (2011 a 2013 e 2014, respectivamente) da Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente, é professora, coordenadora do NUFEP (Núcleo de Estágio) da Universidade Cruzeiro do Sul. Ministra as disciplinas de Literatura Brasileira Prosa e Poética, Leitura e Produção de textos em Língua Portuguesa, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado e Redação Publicitária. Dedica-se aos estudos estilístico-discursivos em poemas e contos modernos e contemporâneos da literatura brasileira e à pesquisa da área estilística e ensino.

Downloads

Publicado

30-05-2018

Como Citar

Carvalho, H. (2018). Estilo, enunciação e ethos discursivo em metapoema de Ferreira Gullar. Revista Desenredo, 14(1). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6802

Edição

Seção

Artigos