Aninha, Gertrudes e suas dores: a condição feminina na escrita de Augusta Faro

Autores

  • Denise Lima Gomes da Silva Universidade Católica da Pernambuco

Palavras-chave:

Identidade. Cultura. Gênero

Resumo

Neste artigo buscamos refletir sobre a representação da identidade feminina nos contos A Ceia de Aninha e Gertrudes e seu homem, ambos da escritora Augusta Faro. Tomamos com aporte teórico o diálogo entre os Estudos Culturais, as Teorias de Gênero e a Literatura. A interação entre estes campos permite refletir sobre o como o texto literário resgata e problematiza aspectos que atravessam as práticas culturais, e sendo a identidade uma construção cultural discursiva fluida, procuramos olhar de quer forma os contos em questão (re)produzem universos que legitimam as formas de pensar o masculino e o feminino. Buscamos analisar a maneira como Aninha e Gertrudes, as protagonistas dos contos, lidam com os papéis de gênero e procuram solucionar o caráter conflituoso da sua condição existencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Lima Gomes da Silva, Universidade Católica da Pernambuco

Pos-doutorado em andamento. Programa de Pós Graduação em Ciências da Linguagem. Universidade Católica de Pernambuco. Doutora em Letras. Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Letras. Universidade Federal da Paraíba. Aŕea de Pesquisa: identidades de gênero, cultura e subjetividades.

Downloads

Publicado

30-05-2018

Como Citar

Gomes da Silva, D. L. (2018). Aninha, Gertrudes e suas dores: a condição feminina na escrita de Augusta Faro. Revista Desenredo, 14(1). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6801

Edição

Seção

Artigos