Conhecimento metalinguístico em uma perspectiva (meta)cognitiva – letramento linguístico acadêmico da/o estudante universitária/o
Palavras-chave:
Conhecimento metalinguístico. Letramento linguístico acadêmico. Leitura-escrita acadêmica. Metacognição. Ensino universitário.Resumo
Este artigo é um recorte da proposta desenvolvida em tese de doutoramento, defendida em 2015, que tem como foco o letramento linguístico acadêmico de estudantes universitários, na perspectiva da processualidade, à luz de conceitos da (meta)cognição, especialmente o gerenciamento metalinguístico. Investigamos a dificuldade que estudantes universitárias/os apresentam de relacionar conceitos e fenômenos, tanto na leitura quanto na escrita de textos acadêmicos. Neste recorte, descrevemos os resultados da aplicação de um roteiro de leitura, elaborado a partir de um artigo teórico, a estudantes de Teoria das Relações Internacionais. Os resultados revelam o maior peso da cognição definicional, no lugar da esperada cognição relacional, nas respostas às questões. Diante desse panorama, propomos maior ênfase a uma abordagem metalinguística do ensino de leitura-escrita na universidade, a fim de possibilitar à/ao estudante maior agenciamento dos próprios saberes e práticas linguísticos.Downloads
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