Conhecimento metalinguístico em uma perspectiva (meta)cognitiva – letramento linguístico acadêmico da/o estudante universitária/o

Autores

  • Fabiana Esteves Neves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRJ Campus Niterói

Palavras-chave:

Conhecimento metalinguístico. Letramento linguístico acadêmico. Leitura-escrita acadêmica. Metacognição. Ensino universitário.

Resumo

Este artigo é um recorte da proposta desenvolvida em tese de doutoramento, defendida em 2015, que tem como foco o letramento linguístico acadêmico de estudantes universitários, na perspectiva da processualidade, à luz de conceitos da (meta)cognição, especialmente o gerenciamento metalinguístico. Investigamos a dificuldade que estudantes universitárias/os apresentam de relacionar conceitos e fenômenos, tanto na leitura quanto na escrita de textos acadêmicos. Neste recorte, descrevemos os resultados da aplicação de um roteiro de leitura, elaborado a partir de um artigo teórico, a estudantes de Teoria das Relações Internacionais. Os resultados revelam o maior peso da cognição definicional, no lugar da esperada cognição relacional, nas respostas às questões. Diante desse panorama, propomos maior ênfase a uma abordagem metalinguística do ensino de leitura-escrita na universidade, a fim de possibilitar à/ao estudante maior agenciamento dos próprios saberes e práticas linguísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Esteves Neves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRJ Campus Niterói

Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para Ensino Básico Técnico e Tecnológico.

Downloads

Publicado

19-01-2017

Como Citar

Neves, F. E. (2017). Conhecimento metalinguístico em uma perspectiva (meta)cognitiva – letramento linguístico acadêmico da/o estudante universitária/o. Revista Desenredo, 12(2). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/6400

Edição

Seção

Artigos