Hipergêneros e multiletramento no ensino de língua materna: uma experiência no uso das TICs em sala de aula

Autores

  • Mateus Fonseca Pereira Universidade de Passo Fundo
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Hipergêneros. Multiletramento. TICs.

Resumo

Este trabalho tematiza a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é aplicar atividades diversificadas em sala de sala de aula, para o estudo da língua materna, com base em hipergêneros, visando promover o multiletramento dos alunos. O estudo se justifica porque é perceptível o ritmo acelerado que as TICs são disseminadas, o que tem gerado novas formas e ferramentas de interação e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos postulados de Maingueneau (2005, 2010) sobre hipergêneros e de Rojo (2009, 2012, 2013) sobre multiletramentos e leitura na hipermídia com base em Santaella (2004, 2007, 2013). Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, desenvolvida mediante pesquisa-ação levada a efeito em uma escola pública Ensino Médio. Como resultado, destaca-se que a adoção de hipergêneros e a utilização das TICs no estudo da língua materna podem auxiliar no processo de ensino, em especial no letramento/multiletramento de alunos do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Fonseca Pereira, Universidade de Passo Fundo

Bacharel em Design Gráfico pela UFPel Bacharel em Teologia pelo Fatev Mestre em Letras pela UPF

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras (PUC-RS), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); professor permanente do PPGL da UPF.

Downloads

Publicado

15-12-2015

Como Citar

Pereira, M. F., & de Freitas, E. C. (2015). Hipergêneros e multiletramento no ensino de língua materna: uma experiência no uso das TICs em sala de aula. Revista Desenredo, 11(2). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/5372

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)