Hipergêneros e multiletramento no ensino de língua materna: uma experiência no uso das TICs em sala de aula
Palavras-chave:
Hipergêneros. Multiletramento. TICs.Resumo
Este trabalho tematiza a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é aplicar atividades diversificadas em sala de sala de aula, para o estudo da língua materna, com base em hipergêneros, visando promover o multiletramento dos alunos. O estudo se justifica porque é perceptível o ritmo acelerado que as TICs são disseminadas, o que tem gerado novas formas e ferramentas de interação e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos postulados de Maingueneau (2005, 2010) sobre hipergêneros e de Rojo (2009, 2012, 2013) sobre multiletramentos e leitura na hipermídia com base em Santaella (2004, 2007, 2013). Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, desenvolvida mediante pesquisa-ação levada a efeito em uma escola pública Ensino Médio. Como resultado, destaca-se que a adoção de hipergêneros e a utilização das TICs no estudo da língua materna podem auxiliar no processo de ensino, em especial no letramento/multiletramento de alunos do Ensino Médio.Downloads
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