Mídia, cotidiano e trabalho na escola: fragilização dos vínculos e infantilização dos profissionais docentes

Autores

  • Bruno Deusdará UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
  • Poliana Arantes UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
  • Luciana Weyne UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Palavras-chave:

novas tecnologias, educação, discurso

Resumo

O presente artigo pretende discutir e analisar discursivamente as discussões acerca do uso de novas tecnologias em sala de aula trazido aos professores por meio de manuais que têm como orientação preparar os profissionais do ensino para atuarem neste contexto cada vez mais urgente no universo de práticas midiáticas interativas na educação. Para analisar o material em questão, em especial o material produzido pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2011, “Escola Entre Mídias”, utilizamos referencial teórico inspirado em uma perspectiva discursiva, de base enunciativa, que remonta à discussão proposta por M. Bakhtin (2004) acerca da perspectiva dialógica da linguagem não dissociada do mundo. Maingueneau (2013), Rocha (2011, 2013, 2014). Como procedimento metodológico, iniciamos pela delimitação do gênero do discurso a que pertence o material em análise. Em seguida, realizamos levantamento de marcas que remetem aos planos da semântica global (MAINGUENEAU, 2005), com ênfase em intertextualidade e dêixis temporal e espacial. Os resultados da análise apontam para a produção de imagens discursivas de professor infantilizado.

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Biografia do Autor

Bruno Deusdará, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Professor do Programa de Pós-graduação em Letras (UERJ) Professor Adjunto de Linguística (Instituto de Letras/UERJ). Doutor em Psicologia Social (UERJ).

Poliana Arantes, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Professora do Programa de Pós-graduação em Letras (UERJ). Professora Adjunta de Língua e Literatura Alemã (Instituto de Letras/UERJ). Doutora em Estudos da Linguagem (UFMG)

Luciana Weyne, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Mestrando em Linguística no Programa de Pós-graduação em Letras (UERJ). Licenciada em Letras: Português-Espanhol (UERJ). Bacharel em Comunicação Social (UFF).

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Publicado

26-08-2015

Como Citar

Deusdará, B., Arantes, P., & Weyne, L. (2015). Mídia, cotidiano e trabalho na escola: fragilização dos vínculos e infantilização dos profissionais docentes. Revista Desenredo, 11(1). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/5003

Edição

Seção

Artigos