Teoria da argumentação na língua e compreensão de tema de redação

Autores

  • Telisa Furlanetto Graeff

Palavras-chave:

Leitura, tema de redação, polifonia, blocos semânticos, encadeamentos argumentativos em Donc e em Pourtant.

Resumo

Este trabalho analisa a compreensão de tema de redação por vestibulandos. Com base na teoria da polifonia, aliada à teoria dos blocos semânticos, faz-se a leitura de uma proposta de redação de texto expositivo-argumentativo, estabelecendo-se as compreensões temáticas indicadas/permitidas pelo texto da proposta, as quais são expressas em encadeamentos argumentativos normativos (com portanto) e transgressivos (com no entanto), com os quais as delimitações de tema, feitas nas redações, são cotejadas. Desse modo, são identificadas as fugas de tema, cujas análises apontam, na maioria dos casos, para uma leitura superficial, em que causa e conseqüência não se distinguem, e preconcebida, que não interage com o texto da proposta. É de se crer que o instrumental teórico utilizado possa oferecer maior clareza no tratamento dessas questões de leitura tanto para alunos quanto para professores.

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Publicado

13-08-2009

Como Citar

Graeff, T. F. (2009). Teoria da argumentação na língua e compreensão de tema de redação. Revista Desenredo, 1(2). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/491

Edição

Seção

Artigos