Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura

Autores

  • Lucia Teixeira Universidade Federal Fluminense
  • Karla Faria UFF
  • Silvia Maria de Sousa UFF

Palavras-chave:

Sincretismo. Multimodalidade. Estratégia enunciativa. Semiótica.

Resumo

O artigo apresenta proposta metodológica para a abordagem de textos multimodais em aulas de língua portuguesa. Considera a multimodalidade um modo de produção de conteúdos próprio das sociedades pós-industriais e discute o conceito a partir da contribuição da semiótica francesa, que propõe uma resolução sincrética para textos que operam com diferentes linguagens. Submetidos a uma estratégia enunciativa, os textos sincréticos não podem ser abordados como uma soma de diferentes códigos em interação, mas como produtos de operações enunciativas que conferem unidade à diversidade. Propõe-se uma metodologia de abordagem de tais textos na escola, por meio de exemplos comentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Teixeira, Universidade Federal Fluminense

Lucia Teixeira (luciatso@gmail.com) é doutora em Linguística e Semiótica pela USP e atua no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense. É pesquisadora do CNPq e coordena o SeDi-UFF (Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso)

Karla Faria, UFF

Karla Faria (kcafaria@gmail.com ) é doutora em Estudos de Linguagem pela UFF e pesquisadora do SeDi-UFF

Silvia Maria de Sousa, UFF

Sílvia Maria de Sousa (silviamsousa05@gmail.com ) é doutora em Letras pela UFF, professora do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem desta Universidade e pesquisadora do SeDi-UFF

Downloads

Publicado

18-12-2014

Como Citar

Teixeira, L., Faria, K., & de Sousa, S. M. (2014). Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura. Revista Desenredo, 10(2). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/4295

Edição

Seção

Artigos