O videogame como materialidade de texto em uma perspectiva histórico-cultural
Palavras-chave:
História Cultural, Leitura, Multimídia, Videogame, Roger ChartierResumo
Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Literatura, Videogames e Leitura: intersemiose e multidisciplinaridade”, que começou a ser desenvolvida em 2013 no plano da pós-graduação em Letras, na Universidade Federal do Espírito Santo. Neste texto, discutem-se, principalmente, as noções conceituais de apropriação, produção, materialidade e suporte do texto escrito impresso, a partir de Roger Chartier, estendendo-as aos estudos sobre videogame, entendido neste trabalho como uma mídia eletrônica relativamente nova, mas que constitui, simultaneamente, uma linguagem, textualidade e genericidade próprias, atravessadas pela história das práticas de produção e apropriação cultural. A metodologia aqui empreendida, bibliográfico-documental, revela pontos de contato entre as concepções de Chartier (1998) de texto eletrônico e o videogame. Os resultados da pesquisa sinalizam com a proposição de novas perspectivas teórico-metodológicas no âmbito dos game studies.Downloads
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