A cenografia no discursivo literário: enlaçamento enunciativo e ethos no romance Eva Luna
Palavras-chave:
Romance. Eva Luna. Isabel Allende. Cenografia. Ethos discursivo.Resumo
Atualmente, ainda é comum encontrarmos no meio acadêmico certo distanciamento entre as áreas da Linguística e Literatura. No entanto, há estudiosos da língua que já começam a perceber essas duas vertentes como indissociadas uma da outra, uma vez que, de um lado temos a linguística consagrada em estudar textos caracterizados como não literários e de outro, a literatura, responsável por explorar a ordem estética das obras. Diante de um cenário interdisciplinar, o objetivo deste estudo volta-se para escrever e analisar o ethos discursivo da personagem principal do romance Eva Luna, considerando que o discurso literário é configurado por uma cenografia, cuja condição é validar a narrativa ao mesmo tempo em que define o estatuto de enunciador e do coenunciador na situação de enunciação que caracteriza a cenografia instituída no discurso. Os referenciais teóricos aqui abordados inserem-se na perspectiva da análise do discurso de linha francesa, mais especificamente no dispositivo enunciativo-discursivo proposto por Dominique Maingueneau (1997, 2008a, 2009, 2010) e seus estudiosos, entre os quais Possenti (2008), Souza-e-Silva e Rocha (2009), Freitas e Facin (2011). Os procedimentos teórico-metodológicos de análise estão ancorados nos conceitos de cenografia e ethos discursivo identificados pelas marcas linguístico-discursivas presentes no texto literário, no romance Eva Luna. A pesquisa evidenciou que o ethos discursivo identifica-se a partir de cenas enunciativas construídas, as quais concedem à personagem Eva a qualidade de fiador na narrativa analisada.Downloads
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