A prática discursiva no contexto empresarial: a produção de um informativo organizacional

Autores

  • Fátima Cristina da Costa Pessoa
  • Patrícia de Castro Joubert

Palavras-chave:

Comunicação organizacional. Prática discursiva. Comunidade discursiva. Cenografia discursiva.

Resumo

Este trabalho se insere no âmbito de pesquisas que se debruçam sobre a relação linguagem e trabalho, mais precisamente sobre as formas de comunicação em ambientes organizacionais. Partindo-se do pressuposto de que as atividades de linguagem nesses ambientes possuem uma dimensão simbólica, voltada a gerar resultados estratégicos para as empresas, elege-se investigar nesta pesquisa o funcionamento da prática discursiva materializada num informativo organizacional, situado no contexto ideológico do Discurso da Qualidade Total, e as implicações simbólicas dessa prática para o cotidiano do trabalho. Para análise da prática discursiva do informativo, observam-se os discursos materializados na publicação, bem como as representações de sujeitos implicadas na atividade de produção realizada pelo Conselho Editorial. A análise dos dados aponta para a tensão entre uma postura colaborativa e uma ordem hierárquica que caracteriza as publicações organizacionais e que interfere em seu processo de produção e de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Pessoa, F. C. da C., & Joubert, P. de C. (2012). A prática discursiva no contexto empresarial: a produção de um informativo organizacional. Revista Desenredo, 8(1). Recuperado de https://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/2644

Edição

Seção

Artigos