A prática discursiva no contexto empresarial: a produção de um informativo organizacional
Palavras-chave:
Comunicação organizacional. Prática discursiva. Comunidade discursiva. Cenografia discursiva.Resumo
Este trabalho se insere no âmbito de pesquisas que se debruçam sobre a relação linguagem e trabalho, mais precisamente sobre as formas de comunicação em ambientes organizacionais. Partindo-se do pressuposto de que as atividades de linguagem nesses ambientes possuem uma dimensão simbólica, voltada a gerar resultados estratégicos para as empresas, elege-se investigar nesta pesquisa o funcionamento da prática discursiva materializada num informativo organizacional, situado no contexto ideológico do Discurso da Qualidade Total, e as implicações simbólicas dessa prática para o cotidiano do trabalho. Para análise da prática discursiva do informativo, observam-se os discursos materializados na publicação, bem como as representações de sujeitos implicadas na atividade de produção realizada pelo Conselho Editorial. A análise dos dados aponta para a tensão entre uma postura colaborativa e uma ordem hierárquica que caracteriza as publicações organizacionais e que interfere em seu processo de produção e de leitura.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.