O papel dos índices específicos e dos procedimentos acessórios na enunciação e na metaenunciação da criança
Palavras-chave:
Aquisição da linguagem. Enunciação. Metaenunciação. Índices específicos. Procedimentos acessórios.Resumo
O presente estudo apresenta uma reflexão enunciativa sobre a aquisição da linguagem com base em Benveniste (1989, 1995), Silva (2009) e Stumpf (2010). Mais especificamente, fazemos uma leitura do texto “O aparelho formal da enunciação” (BENVENISTE, 1970/1989), dando relevo aos aspectos da enunciação e a sua relação de interdependência com o quadro figurativo. A partir disso, voltamo-nos para o estudo da aquisição da linguagem, procurando explicar como a criança se apropria da língua e emprega índices específicos e procedimentos acessórios nas suas enunciações e metaenunciações. Concluímos que uma análise empreendida permite explicar como a criança movimenta-se na estrutura enunciativa, valendo-se, por um lado, dos índices específicos para se marcar no discurso e, por outro, dos procedimentos acessórios para ocupar seu lugar em relação ao seu alocutário.Downloads
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