O narrador contemporâneo revela-se no narrado por ele mesmo e no mistério da transcendentalidade

Autores

  • Francisco Fianco UPF
  • Ivania Campigotto Aquino Universidade de Passo Fundo
  • Gilmar de Azevedo Universidade do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v20i2.15839

Palavras-chave:

Ponto de vista, Narrador e narração, teoria literária, literatura contemporânea

Resumo

Este artigo tematiza a relação do narrador, entre o narrado e a narração e em face da credibilidade desejada pelo leitor, no seu ponto de vista em 1ª pessoa e com caráter onisciente, no interior da narrativa contemporânea. Ao partir do questionamento sobre o alcance do narrador de contar o que está contando, de saber sobre o narrado, na interseção com o leitor no preenchimento dos interstícios na fabulação, reflete-se aqui sobre o narrador “ogúnico” no romance O avesso da pele (2020), de Jeferson Tenório (1977-). O objetivo é mostrar as estratégias do narrador-protagonista-onisciente, filho – em 1ª pessoa, no diálogo com o pai já falecido, com efeito estético no disfarce na narrativa em 2ª pessoa, em jogo dialógico nos espaços e tempo, na presentificação de concepção africana, em pensamento e epistemologia “ogúnica”, no processo de onipresença do narrador. Para isso, recorreu-se a subsídios teóricos em Dalcastgnè (2012), Eco (1994), Fernandes (1996), também live com o autor em Aula Aberta em Programa de Pós-graduação. Como resultado nesta investigação, concebe-se que no processo narrativo neste romance, o narrador contemporâneo revela-se no narrado por ele mesmo e no mistério da transcendentalidade, haja vista que o orixá Ogum pode legitimar o narrador-personagem-onisciente, amarrando as pontas de suas existências, cumprindo seu intento, o de entender a trajetória do pai e a sua, no universo em que ambos tiveram que compreender os conflitos internos e externos da pele e descobrir nas agruras da realidade o seu avesso.

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Biografia do Autor

Francisco Fianco, UPF

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia (2002) e mestrado em Filosofia (2004) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, tendo desenvolvido dissertação de mestrado sobre Walter Benjamin (2004) sob orientação da Profa. Dra. Márcia Tiburi pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS e tese de doutorado sobre Nietzsche e a Escola de Frankfurt (2008) sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo Duarte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez especialização em Psicanálise contemporânea na FAAP de São Paulo. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Curso de Filosofia e da Área de Ética e Conhecimento da Universidade de Passo Fundo-RS.

Ivania Campigotto Aquino, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1990), Mestre em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), doutora (2007) e Pós-doutora (2010) em Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora titular III da Universidade de Passo Fundo. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9221-3473 E-mail: ivania@upf.br

Gilmar de Azevedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Sul

Graduado em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1987), Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de S. Paulo (2001), doutorando no Programa de Pós-graduação da Universidade de Passo Fundo, bolsista Capes.. Leciona no Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7908-0407 E-mail: gilmar-azevedo@uergs.edu.br

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Publicado

28-06-2024

Como Citar

Fianco, F., Campigotto Aquino, I., & de Azevedo, G. (2024). O narrador contemporâneo revela-se no narrado por ele mesmo e no mistério da transcendentalidade. Revista Desenredo, 20(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v20i2.15839