As metáforas nas interações com discurso de ódio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v20i1.15693

Palavras-chave:

Metáforas. Discurso de ódio., Interação

Resumo

Este trabalho tematiza a metáfora como parte integrante da linguagem humana e visa compreender o papel dessa figura de linguagem como justificativa na profusão de discursos violentos ou de ódio. O artigo apresenta uma etapa de uma pesquisa em desenvolvimento e busca descrever a metáfora a partir de duas perspectivas: a primeira, com base nas origens do conceito, a partir da filosofia da linguagem; a segunda, com base na linguística cognitivista. O estudo sobre o papel das metáforas na linguagem revela como esse recurso argumentativo representa importante estratégia na construção dos discursos que veiculam violência verbal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia da Silva Valerio, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Linguística Aplicada pela Unisinos, mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo e graduada em Letras pela Universidade de Passo Fundo. É professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da UPF e desenvolve estudos na linha de “Constituição e interpretação do texto e do discurso”. E-mail: patriciav@upf.br.

Letícia Karine Alves da Silva

Graduada em Letras (UPF), mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras.

Downloads

Publicado

16-04-2024

Como Citar

Valerio, P. da S., & Karine Alves da Silva, L. (2024). As metáforas nas interações com discurso de ódio. Revista Desenredo, 20(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v20i1.15693