Interação e aprendizagem colaborativa no ensino da língua inglesa: um estudo em turmas numerosas em Moçambique

Autores

  • Rosita Ana Paulo Ruco Universidade Rovuma
  • Francisco José Quaresma de Figueiredo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v20i2.15588

Palavras-chave:

Interação., Aprendizagem colaborativa., Turmas numerosas., Moçambique.

Resumo

A interação e a aprendizagem colaborativa são fundamentais nos processos de ensino e aprendizagem de línguas adicionais, visto que, além de possibilitar aos alunos partilhar informação sobre uma certa tarefa, eles podem desenvolver-se social e cognitivamente. Mas, como trabalhar de forma colaborativa em turmas numerosas?  Este artigo visa, portanto, compreender se o processo de aprendizagem colaborativa no ensino e aprendizagem da língua inglesa ocorre em turmas numerosas na Escola Secundária de Napipine, uma escola pública, periurbana, localizada na cidade de Nampula – Moçambique. Trata-se de um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Participaram voluntariamente do estudo três professores de inglês. Para a geração dos dados, foram usadas as técnicas combinadas de entrevista semiestruturada e observação direta das aulas. As intervenções dos professores foram gravadas em áudio, e as aulas observadas foram filmadas, com a respectiva anuência dos participantes. O estudo apoiou-se na teoria sociocultural de Vygotsky, que enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento cognitivo do aluno, dando mais ênfase à aprendizagem colaborativa. O resultado do estudo mostra que os professores de inglês sabem da importância da interação e da aprendizagem colaborativa no ensino da língua, mas a sua implementação é desafiadora, por vários motivos, principalmente por se tratar de turmas numerosas, como é o caso da escola em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosita Ana Paulo Ruco, Universidade Rovuma

Professora de Inglês na Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique. Estudante do Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

Ruco, R. A. P., & Figueiredo, F. J. Q. de. (2024). Interação e aprendizagem colaborativa no ensino da língua inglesa: um estudo em turmas numerosas em Moçambique: . Revista Desenredo, 20(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v20i2.15588