Letramentos e práticas de curadoria na BNCC: diálogos com o livro didático de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v20i2.15532Palavras-chave:
Letramentos, Curadoria, BNCC, Livro didáticoResumo
O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre as práticas de curadoria prescritas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), no componente curricular Língua Portuguesa, e as apropriações pelo livro didático de língua portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir de estudos realizados na linha de pesquisa Linguagens, Letramentos e Tecnologias, vinculada à UTFPR. Este estudo se insere no campo da Linguística Aplicada e baseia-se na análise qualitativa e interpretativa de dados. As análises revelam que nem todas as práticas de curadoria prescritas pela BNCC são apropriadas. Sobre como as propostas do livro didático de língua portuguesa contribuem para a mobilização das práticas de multiletramentos constatou-se que apenas as práticas de curadoria que fomentam a criação e a reelaboração de novos textos e sentidos mobilizam esses critérios.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria de Lourdes Rossi Remenche, Elisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.