Letramentos e práticas de curadoria na BNCC: diálogos com o livro didático de Língua Portuguesa

Autores

  • Maria de Lourdes Rossi Remenche Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Elisa Akiko Maruyama Nunes Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v20i2.15532

Palavras-chave:

Letramentos, Curadoria, BNCC, Livro didático

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre  as práticas de curadoria prescritas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), no componente curricular Língua Portuguesa, e as apropriações pelo livro didático de língua portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir de estudos realizados na linha de pesquisa Linguagens, Letramentos e Tecnologias, vinculada à UTFPR. Este estudo se insere no campo da Linguística Aplicada e baseia-se na análise qualitativa e interpretativa de dados. As análises revelam que nem todas as práticas de curadoria prescritas pela BNCC são apropriadas. Sobre como as propostas do livro didático de língua portuguesa contribuem para a mobilização das práticas de multiletramentos constatou-se que apenas as práticas de curadoria que fomentam a criação e a reelaboração de novos textos e sentidos mobilizam esses critérios.  

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Publicado

28-06-2024

Como Citar

Remenche, M. de L. R., & Akiko Maruyama Nunes, E. . (2024). Letramentos e práticas de curadoria na BNCC: diálogos com o livro didático de Língua Portuguesa. Revista Desenredo, 20(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v20i2.15532