A criação antropófaga em Memórias sentimentais de João Miramar: revelando a canção do texto literário

Autores

  • Rejane Pivetta de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS
  • Alércio Pereira Júnior UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i3.15363

Palavras-chave:

Antropofagia, Canção, Oswald de Andrade, Memórias sentimentais de João Miramar

Resumo

O artigo traça um percurso investigativo associado à criação musical. Sua proposição vincula-se ao conceito de antropofagia, ressaltando, no complexo ritualístico ameríndio,  a presença indissociável da sonoridade e do ritmo no corpo e na própria linguagem. Em um segundo momento, o artigo discute as repercussões da antropofagia na criação musical contemporânea para, enfim, explicitar o processo que desentranha a canção “Jardim desencanto” do fragmento inicial de Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, considerando a hipótese que estilo telegráfico e cinematográfico do romance, somado a uma possível partitura Tupi (AZEVEDO, 2018), está na gênese do texto oswaldiano.

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Biografia do Autor

Rejane Pivetta de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Doutora em Teoria da Literatura, professora do Instituto de Letras e do PPG Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; pesquisadora CNPq.

Alércio Pereira Júnior, UFRGS

Bolsista de Iniciação Científica, Letras/UFRGS

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

Oliveira, R. P. de, & Pereira Júnior, A. . (2023). A criação antropófaga em Memórias sentimentais de João Miramar: revelando a canção do texto literário. Revista Desenredo, 19(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i3.15363