Compartilhando saberes sobre o letramento literário: reflexões acerca do ensino da literatura a partir de atividades realizadas com o texto poético
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v20i1.15344Palavras-chave:
Literatura Possível. Ensino. Sequência Didática.Resumo
O trabalho com o texto literário em sala de aula tem se tornado um desafio devido a diversos fatores que permeiam a contemporaneidade. Nesse contexto, este artigo objetiva promover reflexões sobre o ensino da literatura, através do relato de experiência com uma sequência didática realizada com o texto poético em sala de aula com turmas do Ensino Médio. Para construção do documento, além da sistematização das ideias que dão forma ao relato de experiência, recorreu-se às contribuições teóricas de autores que discutem a concepção de literatura, a importância do texto literário e a necessidade de repensar um ensino da literatura que seja capaz de considerar a valorização estética e o reconhecimento do texto enquanto objeto artístico. Os resultados apontam que o trabalho com o texto literário precisa ser pensado na perspectiva de uma literatura possível sem perder de vista a necessidade de aproximação do texto com o leitor.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Josenildo Pinheiro da Silva, Valdenides Cabral de Araújo Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.