Compartilhando saberes sobre o letramento literário: reflexões acerca do ensino da literatura a partir de atividades realizadas com o texto poético

Autores

  • Josenildo Pinheiro da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Valdenides Cabral de Araújo Dias Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v20i1.15344

Palavras-chave:

Literatura Possível. Ensino. Sequência Didática.

Resumo

O trabalho com o texto literário em sala de aula tem se tornado um desafio devido a diversos fatores que permeiam a contemporaneidade. Nesse contexto, este artigo objetiva promover reflexões sobre o ensino da literatura, através do relato de experiência com uma sequência didática realizada com o texto poético em sala de aula com turmas do Ensino Médio. Para construção do documento, além da sistematização das ideias que dão forma ao relato de experiência, recorreu-se às contribuições teóricas de autores que discutem a concepção de literatura, a importância do texto literário e a necessidade de repensar um ensino da literatura que seja capaz de considerar a valorização estética e o reconhecimento do texto enquanto objeto artístico. Os resultados apontam que o trabalho com o texto literário precisa ser pensado na perspectiva de uma literatura possível sem perder de vista a necessidade de aproximação do texto com o leitor.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josenildo Pinheiro da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGeL, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, Natal, Rio Grande do Norte Brasil; https://orcid.org/0009-0000-0110-087X; josenildo.pinheiro.cc@gmail.com

Valdenides Cabral de Araújo Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGeL, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, Natal, Rio Grande do Norte Brasil; https://orcid.org/0000-0001-7812-4837; valdenidesdias@hotmail.com.

Downloads

Publicado

13-12-2023

Como Citar

Pinheiro da Silva, J., & Cabral de Araújo Dias, V. (2023). Compartilhando saberes sobre o letramento literário: reflexões acerca do ensino da literatura a partir de atividades realizadas com o texto poético. Revista Desenredo, 19(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v20i1.15344