A leitura literária e a posição de leitor em metapoemas contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.14779

Palavras-chave:

Leitura literária, Metapoemas, Leitura lúdica, Escritura

Resumo

Observar a leitura, em especial, a literária, quando ela é motivo do poema e refletir sobre o enquadramento que ganham, na abordagem lírica, o leitor e sua atividade de atribuir sentido ao que lê. A partir desse entendimento, o estudo procura realizar um exercício de leitura de metapoemas de acordo com pressupostos teóricos do campo da leitura literária. Dessa forma, são apresentadas proposições teóricas de Graciela Montes (2020), Jeferson Tenório (2021), Roland Barthes (2012), Jan Tschichold (2007), María Teresa Andruetto (2012), entre outros, e, em seguida, colocados em diálogo com poemas de Marcelo Labes (2020), Armando Linguori Junior (2021) e Marion Cruz (2020). Da conclusão, podemos mencionar, em síntese, que os poemas se articulam em torno da ideia de que a leitura literária exige uma “posição de leitor”, expressão de Montes (2020) explorada no estudo e que encontra correspondência nas considerações de Tenório (2021) e Barthes (2012). Os poemas analisados assumem vozes líricas distintas, mas fazem coro a uma posição de leitor que se mantém coesa, no qual prevalece uma conjuntura da atividade de leitura cuja perspectiva desloca a atenção para o leitor. Tal encaminhamento favorece a busca do modo de produção do sentido do texto literário a partir de um sistema que concebe a leitura na perspectiva lúdica, associativa e dispersiva que lhe é característica, conforme propõe Barthes (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim.

Doutor em Letras (Área de concentração: Letras, Leitura e Produção Discursiva, Linha de Pesquisa: Leitura e Formação do Leitor) e Mestre em Letras (Área de concentração: Estudos Literários, Linha de Pesquisa: Leitura e Formação do Leitor), pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, RS (UPF); Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura e Licenciado em Letras Português/Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim. Professor do Departamento de Ciências Humanas da URI. Autor de Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor (EDIUPF, 2007, 2019), organizador, entre outras, das obras: Teatro infantil: história, leitura e propostas (Positivo, 2015), Prêmio de Melhor Livro Teórico - 2016, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e Selo Altamente Recomendável Livro Teórico - 2016, da mesma instituição; Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar (Habilis Press, 2018), que recebeu os mesmos prêmios em 2019. E-mail: ftg@uricer.edu.br. 

Downloads

Publicado

25-06-2023

Como Citar

Grazioli, F. T. (2023). A leitura literária e a posição de leitor em metapoemas contemporâneos. Revista Desenredo, 19(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i1.14779