A experiência estética e artística da leitura do literário: o exercício de enxergar o mundo com os dois olhos

the exercise of seeing the world with both eyes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i3.14400

Palavras-chave:

Educação estética, Leitura do literário, Fazer uma experiência

Resumo

O objetivo deste artigo é sinalizar como a relação com o texto literário nutre esteticamente e como esse movimento afeta o leitor a ver e ser no mundo. É uma pesquisa qualitativa, de abordagem bibliográfica, para a qual textos literários foram selecionados para exemplificar os principais conceitos abordados: educação estética, fruição, jogo, fazer uma experiência. O principal aporte teórico é Barthes (1999, 2015), Heidegger (2015), Schiller (2002). Como resultados, aponta-se que, na leitura, é preciso acionar os sentidos para alargar as forças que a obra sugere; o livro de literatura é um objeto propositor artístico que educa esteticamente quando mediado de forma sensível, quando a relação com o livro se dá pelo viés da fruição e incita o leitor a fazer perguntas sobre o texto. Para educar esteticamente, faz-se necessário que a obra cause uma tensão no leitor, provocando-o a jogar com a obra e a fazer uma experiência.

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Biografia do Autor

Gabriela Piske, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Professora do curso de Pedagogia. Membro do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa sobre bibliotecas, leitura e educação estética.

Luana Camila Hentchen, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí. Professora do Colégio de Aplicação UNIVALI. Coordenadora do CAU Leitura. Membro do GP Cultura, Escola e Educação Criadora.

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

Neitzel, A. de A., Piske, G., & Hentchen, L. C. (2023). A experiência estética e artística da leitura do literário: o exercício de enxergar o mundo com os dois olhos: the exercise of seeing the world with both eyes. Revista Desenredo, 19(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i3.14400