A aprendizagem de língua espanhola: uma análise dos sentimentos em contextos de aula nos formatos presencial e on-line

Autores

  • Gisele Benck de Moraes Universidade de Passo Fundo
  • Mariane Rocha Silveira

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.14148

Palavras-chave:

Espanhol, Ensino, Aprendizagem, Presencial, On-line

Resumo

Neste estudo, objetivamos analisar os sentimentos e as percepções de estudantes acerca da aquisição do idioma espanhol na modalidade presencial ou on-line. Integraram a pesquisa dez estudantes do curso de Letras de uma universidade privada. Como instrumento para coleta de dados, aplicou-se um questionário através do Google Forms, que continha cinco perguntas abertas sobre o processo de ensino e aprendizagem de espanhol em época de pandemia. Para fins da pesquisa qualitativa, recorremos à análise de conteúdo, com a criação de categorias e subcategorias de análise. Os resultados demonstraram que a tecnologia pode e deve ser uma aliada no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Ademais, as conclusões apontaram que embora os participantes ainda prefiram as aulas presenciais, acreditam que a continuidade dos estudos é extremamente importante e que todos os esforços devem ser despendidos para que se alcance uma melhor aprendizagem, seja de forma presencial seja on-line.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Benck de Moraes, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Atualmente é professora Titular I do Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo. Email: gbenck@upf.br. Telefone: (54) 99773842

Downloads

Publicado

28-11-2022

Como Citar

Benck de Moraes, G., & Rocha Silveira, M. (2022). A aprendizagem de língua espanhola: uma análise dos sentimentos em contextos de aula nos formatos presencial e on-line. Revista Desenredo, 18(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.14148

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)