Enunciados aderentes: a bandeira do Brasil como ethos de apoio ao bolsonarismo nas eleições de 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.14027

Palavras-chave:

Enunciados aderentes, Ethos, Cenografia, Estereótipo, Bolsonarismo

Resumo

É notório que as cores e a bandeira do Brasil se tornaram símbolos de apoio ao bolsonarismo a partir das eleições presidenciais de 2018. O objetivo é analisar a mobilização de um ethos efetivo político nas eleições de 2022 através do uso da bandeira nacional como vetor de um enunciado aderente de apoio a Bolsonaro. Tomamos por base um recorte da teoria enunciativo-discursiva de Dominique Maingueneau (2008a, 2020a, 2020b) quanto ao interdiscurso, à cenografia e ao ethos discursivo como imagem de si, mobilizados em torno da recente noção de “enunciado aderente”, proposta pelo linguista em 2019; esses conceitos serão investigados sob a problemática do pré-discurso e da estereotipia, conforme Amossy e Pierrot (2022). A pesquisa é exploratória, bibliográfica, qualitativa e de natureza aplicada. O corpus, objeto de análise, constitui-se por fotografias divulgadas em jornais brasileiros que retratam o uso político da bandeira nacional em janelas de apartamentos e em automóveis. Como resultado, destacamos que a bandeira do Brasil, ligada a um pré-discurso de identificação com o mundo ético de valores direitistas e ultradireitistas pós-2018, é utilizada e amplamente reconhecida como símbolo de apoio a Bolsonaro porque incorpora, como vetor, o enunciado aderente “eu apoio Jair Bolsonaro”, o que transformou sua exibição em carros e prédios, durante as semanas que antecederam as eleições de 2022, em uma mensagem política que permite a seu enunciador aderir a um corpo público enunciante de apoio ao bolsonarismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Letras, Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC- -SP/LAEL); professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Freitas, E. C. de, & Boaventura, L. H. (2022). Enunciados aderentes: a bandeira do Brasil como ethos de apoio ao bolsonarismo nas eleições de 2022. Revista Desenredo, 18(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.14027

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>