Letramento jurídico na escola: o habeas corpus e o direito à liberdade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.14026

Palavras-chave:

Cidadania, Direitos Humanos, Habeas corpus, Letramento jurídico

Resumo

Este estudo inicial, teórico e interdisciplinar, que perpassa a Linguística Aplicada e o Direito, foi construído a partir dos estudos bronckartianos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD, Bronckart, 2003, 2006, 2010), os quais pressupõem a linguagem como meio de expressão de processos psicológicos, além de instrumento fundador e organizador desses processos em suas dimensões especificamente humanas (Bronckart, 2006). O objetivo é discutir a pertinência da inclusão do ensino dos gêneros jurídicos (GJ) na perspectiva do ISD, na escola regular, refletindo sobre as possíveis contribuições dessa inclusão para o desenvolvimento do letramento jurídico e, consequentemente, para o desenvolvimento da cidadania em prol dos direitos humanos. Também contribuíram para o trabalho estudos da área do Direito, bem como a legislação brasileira e os documentos internacionais sobre o tema. O habeas corpus, como GJ, foi evidenciado por suas características peculiarescomo a não obrigatoriedade de um advogado para ser impetrado. Finaliza-se o estudo destacando o modelo de sequência didática (Schneuwly & Dolz, 2004) como potencializador da apropriação do GJ pelo jovem no ensino médio; portanto, contribuindo, sobremaneira, para o desenvolvimento da sua cidadania e a compreensão sobre os direitos humanos de forma geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Sturm, Universidade de Passo Fundo

Mestre e doutora em Letras - Linguística Aplicada/Ensino de Língua Estrangeira pela UFRGS. Professora do Curso de Letras UPF.

Scheila Verônica de Azevedo Comunello

Graduada em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2002). Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (2011). Especialista em Direito Penal e Processo Penal (Imed, 2016). Tem experiência na área de Direito Público e Direito Privado. Realiza mestrado em Letras na UPF.

Patricia Grazziotin Noschang, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Direito PPGD/UFSC. Mestre em Direito e Relações Internacionais PPGD/UFSC, com período de pesquisa na European University Institute em Florença e na Università degli Studi di Firenze - Itália. Especialista pela Fundação Getulio Vargas em MBA Comércio Exterior e Negócios Internacionais e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Direito Internacional Público, Privado e da Integração Regional. Graduação em Direito pela Universidade Católica de Pelotas. Professora de Direito Internacional na Faculdade no Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) da Universidade de Passo Fundo/RS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa A Efetividade dos Direitos Humanos no Plano Internacional e do Grupo de Estudos em Jurisprudência Internacional, dos Projetos de Extensão Balcão do Migrante e Refugiado e Educação em Direitos Humanos para Juventude. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Direito Internacional e Direitos Humanos, nos seguintes temas: Direito Ambiental Internacional, Migração e Refúgio e Controle de Convencionalidade. Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello/ACNUR-ONU na UPF. 

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Sturm, L., Comunello, S. V. de A., & Noschang, P. G. (2022). Letramento jurídico na escola: o habeas corpus e o direito à liberdade. Revista Desenredo, 18(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.14026