Caminhos para a libertação do corpo feminino nas fotografias de Maria Ribeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.13947

Palavras-chave:

Corpo feminino, Arte, Voz, Maria Ribeiro, Libertação

Resumo

Este estudo apresenta um recorte da dissertação intitulada “Entre Literatura e Fotografia: representações do corpo feminino em Maria Teresa Horta e Maria Ribeiro” (2022) e evidencia a libertação do corpo feminino por meio de dois caminhos: a arte e a voz. Para tal, toma-se como corpus de análise duas fotografias de Maria Ribeiro e, a partir delas, discute-se o silenciamento do corpo e a sua insurreição a partir do olhar da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Rios Portela, Universidade do Estado do Amazonas

Professor Associado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atua no curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), que coordenou desde a criação até junho de 2021. Em setembro de 20022, assumiu a Direção da Escola Normal Superior (ENS) da Universidade do Estado do Amazonas. Realizou Estudos Pós-Doutorais junto ao Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILC-ML) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), com bolsa CAPES (processo 18117-12-0), sob a supervisão da Profa. Dra. Isabel Pires de Lima. É Mestre e Doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Presidente da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP) no biênio 2014/2015. Desde 2008 é líder do grupo de pesquisas Cátedra Amazonense de Estudos Literários e da Cultura (CAEL), registrado junto ao CNPq e certificado pela UEA. 

Downloads

Publicado

08-12-2022

Como Citar

Rocha, A. de S., & Portela, O. R. (2022). Caminhos para a libertação do corpo feminino nas fotografias de Maria Ribeiro. Revista Desenredo, 18(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.13947

Edição

Seção

Dossiê Temático