Discurso teatral, corpo e educação estética: um passeio de bike autoficcionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.13880

Palavras-chave:

Discurso teatral, Corpo, Educação estética, Autoficção

Resumo

Situado no escopo temático Artes do Corpo e(m) discurso, o presente artigo, apoiado teórico-metodologicamente nos estudos de Bakhtin e o Círculo (Análise Dialógica do Discurso) em diálogo com a semiótica da cultura de Iuri Lótman, se propõe a discutir as relações entre discurso teatral, corpo e educação estética, tomando como caso particular um passeio de bicicleta realizado pelo pesquisador na cidade de Curitiba, compreendendo um trecho de 15 quilômetros, percorridos em ciclovia entre os parques Passeio Público e São Lourenço.  Os resultados apontam para indícios da presença do discurso teatral no passeio em questão, confirmada pela configuração autoficcionada da personagem O Ciclista, desde sua preparação para sair de casa, incidindo pela análise da relação entre corpo e cidade e desembocando na noção de educação estética, intrínseca à própria experimentação na qual se situa o corpus da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, Professor Associado da Universidade Federal do Paraná

Possui Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL/PUC-SP - Bolsas PDJ/CNPq e PDS/CNPq) e em Educação (PPGE/UNIVALI - Bolsa PNPD/CAPES), Doutorado em Educação (UFPR), Mestrado em Educação (PPGE/FURB - Bolsa PROSUP/CAPES), Bacharelado e Licenciatura em Teatro-Interpretação (FURB). Professor da área de Linguagem, Corpo e Educação na Universidade Federal do Paraná. Atua no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR (Linha LiCoReS - Linguagem, Corpo e Estética na Educação) e no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem da FURG (Universidade Federal do Rio Grande). Pesquisador do CNPq / Bolsa Produtividade.

Downloads

Publicado

19-10-2022

Como Citar

Gonçalves, J. C. (2022). Discurso teatral, corpo e educação estética: um passeio de bike autoficcionado. Revista Desenredo, 18(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.13880

Edição

Seção

Dossiê Temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)