A representação queer de Narciso: Ressonâncias da estética de Oscar Wilde em Dorian, An Imitation, releitura de The Picture of Dorian Gray
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.13842Palavras-chave:
Queer gótico, Estudos queer, Narciso, Identidade queerResumo
No romance Dorian, An Imitation (2002), Will Self relê The Pictuer of Dorian Gray (1890), de Oscar Wilde, explorando questões como homoafetividade, crise da AIDS e ansiedades sociais relativas a projeções do desejo e temor da morte. Essas questões são articuladas nas discussões estéticas sobre arte, centradas na figura de Narciso, representada na instalação de arte contemporânea Cathode Narcissus. Assim como o Dorian de Self, o Dorian de Wilde é diversas vezes comparado a Narciso. Existe uma relação entre a figura de Narciso e a representação de identidades queer e a figura de Narciso representa a imagem sobre a qual a sociedade heteronormativa projeta seus temores de morte e dissolução. Assim, o texto de Self articula recursos retóricos do gótico e da ficção queer contemporânea, possibilitando uma leitura queer do gótico. Neste ensaio, proponho-me a discutir as ressonâncias da estética queer do romance de Wilde no texto de Self.Downloads
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