Por práticas decoloniais no ensino da língua inglesa: atitudes e posturas outras com o uso das tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13753

Palavras-chave:

Decolonial; Ensino da Língua Inglesa; Tecnologias Digitais; Pandemia, Decolonial, Ensino da língua inglesa, Tecnologias digitais, Pandemia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o ensino da Língua Inglesa (LI) e o uso das tecnologias digitais (TD) durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no contexto da pandemia da Covid-19, a partir de uma perspectiva decolonialista. Para isso, adotamos perspectiva do pensamento decolonial como práxis, resistência, luta e insurgência. Para tanto, buscamos diálogos entre os estudos decoloniais, as contribuições entre os estudos decoloniais, as contribuições da Linguística Aplicada (LA) o pensamento freireano, tendo em vista apontar alternativas para o ERE no fazer/saber pedagógico, aliadas ao rompimento com práticas de dominação, exclusão, opressão e subalternização em nossas aula de LI.

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Biografia do Autor

Leonardo Zenha, Universidade Federal Pará (UFPA)

Professor doutor na Universidade Federal do Pará, vinculado no Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica-(PPEB/UFPA) , pesquisador na área de Educação, Cultura Digital e Tecnologias no contexto da Cibercultura.

Miria Gomes de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escritora e professora da FAE-UFMG, onde integra a equipe de pesquisadores do CEALE/GPELL/FAE/UFMG e do NERA/FAE/UFMG.

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Publicado

12-12-2022

Como Citar

da Silva, C. R. B., Zenha, L., & Oliveira, M. G. de. (2022). Por práticas decoloniais no ensino da língua inglesa: atitudes e posturas outras com o uso das tecnologias digitais. Revista Desenredo, 18(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13753