Um olhar praxiológico sobre o ensino de línguas na educação superior, a partir de questões culturais, em um contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13751Palavras-chave:
Língua Inglesa, Cultura, Educação Superior, Ensino remoto emergencialResumo
Durante o ensino remoto emergencial, decorrente da pandemia de Covid19, foram necessárias reorganizações nas metodologias e no conteúdo programático adotado tanto na educação básica quanto no ensino superior. Diante desse cenário, o presente artigo tem como objetivo analisar os resultados obtidos com uma disciplina teórica do curso de Letras Português-Inglês, destinada a discutir questões relacionadas à cultura e identidade. Foram destacados os percalços enfrentados em decorrência da pandemia e as necessidades de ajustes da ementa. Assim, ao utilizar os pressupostos da pesquisa-ação, foi possível analisar os dados coletados com um questionário e atividades assíncronas empregadas, de modo que, com as reflexões propostas, foi possível observar como, mesmo em um cenário educacional descrito como desmotivante, os(as) alunos(as) atestaram terem desenvolvido uma postura mais crítica reflexiva sobre essa temática, em busca de atitudes decoloniais, quando expostos(as) a contextos nos quais o norte global se coloca como detentor dos padrões a serem seguidos.Downloads
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