Kreyòl ayisyen an rive nan inivèsite: pa vwa kèk moun, yon kri de anpil moun

Autores

  • Andréia Inês Hanel Cerezoli Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Roselaine de Lima Cordeiro Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS https://orcid.org/0000-0001-7095-6890
  • Marckenson Jean UFFS

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13743

Palavras-chave:

Universidade, Extensão Universitária, Prática decolonial, Línguas, Discentes haitianos

Resumo

Desde o final do século XX, o termo decolonial e suas variantes morfológicas ocupam os debates acadêmicos. Como conceito científico, reúne diferentes percepções que convergem para o rompimento com os modelos eurocêntricos de sociedade, trabalho, ensino etc. Este trabalho pretende instituir-se como uma prática coerente com a perspectiva decolonial no ambiente universitário ao situar a participação dos discentes haitianos em projetos de extensão universitária. Os resultados revelam que a atuação dos alunos haitianos motiva a presença de outros haitianos seja nas manifestações nos comentários durante os eventos on-line, seja no incentivo à participação em outras atividades acadêmicas. Assim, há práticas decoloniais: (1) na valorização da língua crioula no título de um artigo científico; (2) no reconhecimento da extensão universitária como fazer científico e produção de conhecimento; e (3) na participação dos alunos haitianos como produtores de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselaine de Lima Cordeiro, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutoranda e Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó (UFFS). Licenciada em Letras Português e Espanhol - Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó (UFFS). Especialista em Assessoria Executiva pela Universidade de Passo Fundo (UPF) (MAR. 2010 a DEZ. 2011). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo (UPF) (MAR. 2006 a DEZ. 2009). Atua como Secretária Executiva na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) desde 11/02/2010, atualmente é servidora da Coordenação Acadêmica do Campus Erechim. Já atuou na secretaria da Direção do Campus Erechim e na Procuradoria Educacional Institucional (PI) em Chapecó-SC, setor vinculado à reitoria. Tem experiência em Assessoria Executiva. Temas de pesquisa de atuação e interesse: leitura e mediação de leitura de textos.

Marckenson Jean, UFFS

Graduado em Belas-artes/Educação artística pela Universidade de Estado do Haiti -UEH (2016/2017). Graduando em Arquitetura e Urbanismo à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (2020), no âmbito do Programa de Alianças para Educação e Formação ? PAEC-OEA/GCUB e do Acordo de Cooperação entre a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Professor bolsista do Programa de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Downloads

Publicado

12-12-2022

Como Citar

Hanel Cerezoli, A. I., Cordeiro, R. de L., & Jean, M. (2022). Kreyòl ayisyen an rive nan inivèsite: pa vwa kèk moun, yon kri de anpil moun. Revista Desenredo, 18(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13743