Portfólios educacionais: brechas para uma formação decolonizadora

Autores

  • Laura Janaina Dias Amato UNILA
  • Henrique Rodrigues Leroy Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13733

Palavras-chave:

Portfólios educacionais, Estudos decoloniais, Políticas educacionais, Formação inicial de professoras

Resumo

Neste artigo, abordaremos o papel dos portfólios educacionais na construção de narrativas decolonizadoras na formação inicial de professores. Os portfólios educacionais são instrumentos de reflexão e críticos às práticas educacionais pré-determinadas por currículos engessados. Faremos análises de reflexões de portfólios de estudantes de graduação em Letras. O papel dessas narrativas é visto aqui como brecha ao discurso fechado imposto pelos documentos institucionais que engessam o sistema e a formação docente, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Esses documentos oficiais podem materializar o que chamamos de colonialidade do poder, sobretudo, em suas vertentes epistemológicas - a colonialidade do saber - e linguajeiras,- as colonialidades das linguagens. Assim, este artigo busca refletir sobre os efeitos de portfólios educacionais como métricas qualitativas que disrompem a lógica neoliberal das políticas linguísticas.

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Publicado

03-12-2022

Como Citar

Dias Amato, L. J., & Leroy, H. R. (2022). Portfólios educacionais: brechas para uma formação decolonizadora. Revista Desenredo, 18(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13733