Decolonialidade e ensino de língua portuguesa: um desafio para a educação escolar na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13671Palavras-chave:
Decolonialidade, Ensino de Língua Portuguesa, EducaçãoResumo
Este artigo tem por finalidade realizar reflexões sobre a pedagogia decolonial no ensino de língua portuguesa como uma possibilidade de prática pedagógica que englobe os sujeitos subalternos e temáticas decoloniais. Tomamos como base teórica a literatura do Grupo Modernidade/Colonialidade, do Giro Decolonial e demais teóricos que defendem uma educação descolonizada e emancipatória. O percurso metodológico que conduziu a presente pesquisa está inserido no campo da Linguística Aplicada, dentro da abordagem qualitativa, tendo como corpus de análise entrevistas realizadas com dois docentes de língua portuguesa da educação básica. Percebemos, nos dizeres dos entrevistados, atuações pedagógicas que objetivam o empoderamento e a autonomia dos estudantes através de práticas de ensino que caminham a passos lentos para o que os conceitos de decolonialidade propõem, porém é possível observar a ciência desses sujeitos no que se refere aos caminhos necessários para democratização e emancipação educacional no plano do ensino de língua portuguesa.Downloads
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