Decolonialidade e ensino de língua portuguesa: um desafio para a educação escolar na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13671

Palavras-chave:

Decolonialidade, Ensino de Língua Portuguesa, Educação

Resumo

Este artigo tem por finalidade realizar reflexões sobre a pedagogia decolonial no ensino de língua portuguesa como uma possibilidade de prática pedagógica que englobe os sujeitos subalternos e temáticas decoloniais. Tomamos como base teórica a literatura do Grupo Modernidade/Colonialidade, do Giro Decolonial e demais teóricos que defendem uma educação descolonizada e emancipatória. O percurso metodológico que conduziu a presente pesquisa está inserido no campo da Linguística Aplicada, dentro da abordagem qualitativa, tendo como corpus de análise entrevistas realizadas com dois docentes de língua portuguesa da educação básica. Percebemos, nos dizeres dos entrevistados, atuações pedagógicas que objetivam o empoderamento e a autonomia dos estudantes através de práticas de ensino que caminham a passos lentos para o que os conceitos de decolonialidade propõem, porém é possível observar a ciência desses sujeitos no que se refere aos caminhos necessários para democratização e emancipação educacional no plano do ensino de língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutor e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Realiza estágio pós-doutoral no PPGESA/UNEB. É professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios/AL. Atua, também, como professor Substituto de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL) e do curso de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE/Garanhuns). Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL). É um dos líderes do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL). 

Lucas Felipe de Oliveira Santiago, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada (UFRJ). Mestre em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com bolsa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas (UFRJ). Além disso,curso a especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela UFLA e sou graduado em Letras (Português/Literaturas) pela UFF. 

Nadja Eudocia dos Santos Lins, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Letras/Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/LETRAS/UFAL).

José Venicius Ramos da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Letras/Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/LETRAS/UFAL).

Downloads

Publicado

22-11-2022

Como Citar

Silva Júnior, S. N. da, Santiago, L. F. de O., Lins, N. E. dos S., & Silva, J. V. R. da. (2022). Decolonialidade e ensino de língua portuguesa: um desafio para a educação escolar na contemporaneidade. Revista Desenredo, 18(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13671