Por um currículo escolar decolonial: uma conversa entre a BNCC e a língua inglesa

Autores

  • Arthur Bruno Rodrigues Pedrosa UERJ
  • Andrea da Silva Marques Ribeiro UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13666

Palavras-chave:

BNCC, Decolonialidade, Currículo Escolar, Língua Inglesa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir possibilidades de ensino da língua inglesa na perspectiva decolonial a partir do documento norteador da educação básica no brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). É apresentado primeiramente um breve panorama de como a língua inglesa é considerada no documento relativo aos anos finais do ensino fundamental. Em sequência, são discutidos aspectos relacionados ao currículo escolar e a decolonialidade. Em seguida, faz-se uma análise da BNCC, destacando as partes que podem propiciar um trabalho na perspectiva decolonial com o currículo e ensino da língua inglesa. Ressalta-se a importância da visão de língua franca para o desenho de currículo e do ensino da língua mais decolonial. 

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Publicado

30-09-2022

Como Citar

Pedrosa, A. B. R., & Ribeiro, A. da S. M. (2022). Por um currículo escolar decolonial: uma conversa entre a BNCC e a língua inglesa. Revista Desenredo, 18(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13666