Corazonando a formação de professores de línguas: cinema como esforço de decolonização do currículo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v18i2.13639Palavras-chave:
Cinema, Formação transgressora de professores, Decolonialidade, NarrativasResumo
Este trabalho aborda uma experiência de esforço de decolonização do currículo por meio de narrativas autoetnográficas críticas de alunos pibidianos do curso de licenciatura dupla em Letras - Português/Inglês de uma universidade federal no sul do Brasil, socializadas após a exibição de documentários (auto)biográficos docentes e discentes no contexto de um projeto de extensão universitária. Para tanto, busca-se suporte em uma metodologia de pesquisa qualitativa que utiliza a perspectiva narrativa para compreender os sujeitos pelas suas próprias lentes e vozes. A experiência permite situar o cinema como potente agência de uma aprendizagem docente outra, uma vez que as trajetórias, os discursos e as representações de docência evidenciados nos documentários dispararam narrativas autoetnográficas críticas que reforçam as contribuições da sétima arte e da biograficidade na formação transgressora de professores de línguas, em contramarcha à racionalidade técnica frequentemente (re)produzida no contexto acadêmico e silenciadora das vozes discentes.Downloads
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