Um olhar sobre a (re)construção de objetos de discurso no texto dissertativo-argumentativo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.13262Palavras-chave:
Referenciação, Redação, Objetos de discursoResumo
Este artigo objetiva investigar a (re)construção de objetos de discurso, isto é, referências textuais que podem ser construídas, reativadas e retomadas ao longo de um texto, em redações produzidas por alunos do Programa Pré-Enem, projeto de extensão da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em que alunos da graduação ministram aulas voltadas ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Por se tratar de uma atividade inteiramente dinâmica e construída na esfera social, os interactantes participam do processo comunicativo de forma a introduzir, reativar ou recategorizar referentes e ideias construídas em seus textos. Os passos metodológicos são voltados à revisão da literatura linguística no que diz respeito à referenciação, seleção do corpus da pesquisa, leitura crítica das redações e seleção de textos para amostragem e análise das redações escolhidas. Assim, compreendemos que nas redações estudadas, os sujeitos constroem seus textos com propósitos argumentativos nada inocentes por meio de processos de negociação.Downloads
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