Um olhar sobre a (re)construção de objetos de discurso no texto dissertativo-argumentativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.13262

Palavras-chave:

Referenciação, Redação, Objetos de discurso

Resumo

Este artigo objetiva investigar a (re)construção de objetos de discurso, isto é, referências textuais que podem ser construídas, reativadas e retomadas ao longo de um texto, em redações produzidas por alunos do Programa Pré-Enem, projeto de extensão da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em que alunos da graduação ministram aulas voltadas ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Por se tratar de uma atividade inteiramente dinâmica e construída na esfera social, os interactantes participam do processo comunicativo de forma a introduzir, reativar ou recategorizar referentes e ideias construídas em seus textos. Os passos metodológicos são voltados à revisão da literatura linguística no que diz respeito à referenciação, seleção do corpus da pesquisa, leitura crítica das redações e seleção de textos para amostragem e análise das redações escolhidas. Assim, compreendemos que nas redações estudadas, os sujeitos constroem seus textos com propósitos argumentativos nada inocentes por meio de processos de negociação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Emmanuell Pinheiro da Silva, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pós-graduando em Linguagem e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). 

Wellington Barbosa Silva, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-graduação emLetras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

08-07-2022

Como Citar

Silva, V. E. P. da, & Silva, W. B. (2022). Um olhar sobre a (re)construção de objetos de discurso no texto dissertativo-argumentativo. Revista Desenredo, 18(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v18i3.13262