Oralidade, escrita e ensino de língua portuguesa: um trabalho colaborativo na perspectiva dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.12441

Palavras-chave:

Produção Oral, Produção Escrita, Gêneros Discursivos, Responsividade

Resumo

Propomos, neste estudo, investigar as relações entre oralidade e escrita no trabalho colaborativo com a língua portuguesa numa perspectiva dialógica. Os pressupostos teóricos articulam discussões que versam sobre temas como: oralidade, escrita, gêneros discursivos, responsividade e relações dialógicas. A metodologia é de abordagem qualitativa, de cunhos etnográfico e colaborativo. Verificamos, com as análises, que práticas dialógicas de ensino, nas modalidades oral e escrita, contribuem de modo satisfatório para o aprimoramento de práticas linguístico-discursivas. No plano da formação do professor e do pesquisador, a interação discursiva nas práticas pedagógicas favoreceu atitudes responsivas na construção de saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL), especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), em Linguagens e Educação a Distância, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Formação em Educação a Distância, pela Universidade Paulista (UNIP), e em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção), pela Faculdade da Região Serrana (FARESE). É licenciado em Letras/Português e Literaturas, pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Pedagogia, pela Faculdade IBRA de Brasília (FABRAS), e em Artes, pelo Centro Universitário FAVENI (UNIFAVENI). É professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Palmeira dos Índios/AL. Atua, também, como professor Substituto de Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (FALE/UFAL) e do curso de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE/Garanhuns). Pesquisador do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/CNPq/UFAL), estando vinculado ao projeto: Vivências de professores/as de línguas responsivos/as e responsáveis. É um dos líderes do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL). 

Rita Maria Diniz Zozzoli, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1973), graduação em Lettres - Université de Franche Comté Besançon (1974) e doutorado em Linguistique et Enseignement du Français - Université de Franche Comté Besançon (1985). Tem estágio pós-doutoral no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL da UNICAMP. Efetuou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris III/Sorbonne Nouvelle de junho de 2011 a junho de 2012. É líder, desde 1995, do grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional "Discurso, ensino e aprendizagem de línguas e literaturas", com sede na UFAL; pesquisadora do grupo de estudos "Práticas discursivas na contemporaneidade", da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ambos cadastrados no diretório de grupos do CNPq. Participou, no quadro do Convênio CAPES/COFECUB, do projeto intitulado Representação do Discurso Outro e discursividade escrita: estudo comparativo em francês, espanhol e português brasileiro,com a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

Silva Júnior, S. N. da, & Zozzoli, R. M. D. (2021). Oralidade, escrita e ensino de língua portuguesa: um trabalho colaborativo na perspectiva dialógica. Revista Desenredo, 18(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.12441

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)