A produção de texto no Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Andreia Santana UEL

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11644

Palavras-chave:

Livro Didático, Produção Textual, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar duas propostas de produção textual presentes no livro “Caminhar e Transformar”, destinado às séries finais do ensino fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal análise foi elaborada uma ficha baseada na concepção de ensino presente nos documentos oficiais e na contribuição de autores que trabalham com o livro didático, com o ensino e com a linguagem, entre eles Kleiman, Marcuschi e Bakhtin. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo, predominantemente descritiva, com uma abordagem interpretativista. A partir da análise realizada, foi possível constatar que as propostas estão organizadas por gêneros e que estes são trabalhados durante toda a unidade temática. Percebeu-se também que a tecnologia e os gêneros digitais, tal como os gêneros orais, foram mal aproveitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-07-2021

Como Citar

Santana, A. (2021). A produção de texto no Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos. Revista Desenredo, 18(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11644