A produção de texto no Livro Didático da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v17i3.11644Palavras-chave:
Livro Didático, Produção Textual, Educação de Jovens e AdultosResumo
Este artigo tem como principal objetivo analisar duas propostas de produção textual presentes no livro “Caminhar e Transformar”, destinado às séries finais do ensino fundamental, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tal análise foi elaborada uma ficha baseada na concepção de ensino presente nos documentos oficiais e na contribuição de autores que trabalham com o livro didático, com o ensino e com a linguagem, entre eles Kleiman, Marcuschi e Bakhtin. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo, predominantemente descritiva, com uma abordagem interpretativista. A partir da análise realizada, foi possível constatar que as propostas estão organizadas por gêneros e que estes são trabalhados durante toda a unidade temática. Percebeu-se também que a tecnologia e os gêneros digitais, tal como os gêneros orais, foram mal aproveitados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.